Músicas Medievais para RPG. Quais tocar?

Olá, aqui quem fala é Thomas Magno, o mestre que lhe escreve este post! O vídeo abaixo é para a apreciação de todos os bons ouvidos…

OBS: Este vídeo pertence à banda Omnia (que, por sinal, eu gosto muito).

Pois bem, hoje falaremos de trilhas sonoras medievais para tocar durante o jogo. Quais tipos de música devem ser postas e quais não devem ser tocadas durante um jogo de RPG.
Para quem está perdido, RPG é um jogo de interpretação onde a imersão dos jogadores na história é de extrema importância! Tudo o que o mestre (pessoa que narra história para os jogadores) quer é fazer com que os jogadores mergulhem e vivam uma história em outra época, desbravando terras distantes e fantásticas (isso tudo restrito pela oralidade, pois os fatos são contados e imaginados). Para alcançar tal objetivo, a decoração espacial e a trilha sonora adequada são o básico a ser feito…

Mas Thomas, tanto faz a música!

bard3 (1)Ahan, vai nessa. Nos primórdios eu pensava a mesma coisa! Eu simplesmente procurava uma música de aspecto medieval qualquer e colocava. Resultado: uma mesa de retardados cantando descontroladamente… E olha que eu e meus jogadores nunca fomos bons cantores. Se você colocar “Misty Mountains Cold” ou uma “Bard Song” da vida pra tocar, provavelmente metade do seu grupo vai cantarolar e vai acabar se distraindo. Isso ocorre por um motivo: Essas músicas tem um vocal marcante, e eles o entendem.

Sim, basicamente isso. Se você quer montar uma trilha sonora decente pra jogar com seus amigos, escolha uma música mais instrumental! O canto do vocalista tira atenção do jogador (que supostamente deveria ouvir atenciosamente a história narrada pelo mestre). Se uma música vocal for tocada, os versos dela chamarão muita atenção dos jogadores e a música de fundo acabará indo ao plano principal, passando a narrativa do mestre para aspecto secundário. Para evitar essa perda de atenção, além de escolher uma música instrumental, pode-se escolher uma música em uma língua que não seja do domínio dos jogadores.

 

Mas você acabou de dizer que não pode ter vocal, WTF?

Musica-Medieval

Os versos da música não chamarão atenção dos jogadores se eles não compreenderem o que é dito neles! Se você colocar uma música em latim, grego, árabe ou qualquer outra língua que os jogadores desconheçam, eles simplesmente não irão compreender o que é dito e qualquer mensagem, palavra ou frase da música não terá consideração por parte deles. A voz servirá simplesmente para apreciação sonora, assim como os instrumentos que tocam a melodia, fazendo-os permanecer como aspectos secundários do jogo e ajudando no clima medieval.

Além desses cuidados devem ser escolhidas músicas que condizem com os momentos da aventura narrada, isto é, que se toque uma música agitada em batalhas, músicas calmas para templos ou vilarejos pacatos. Esses foram meros exemplos, quando o mestre narrar a história, ele com certeza encontrará vários outros cenários para descrever e logo necessitará dos mais variados ritmos medievais para tocar.
OBS: Tudo que eu disse não quer dizer que não se deva tocar uma música com cantoria, apenas que pode distrair os jogadores. Mas se você por algum motivo necessitar botar uma música como essa para tocar, sinta-se livre para fazê-lo. Até mesmo o vídeo no início do post possui uma parte vocal em algumas partes.
musica-antiga

Se você não entendeu coisa alguma do que foi dito, você não conhece RPG de mesa! Nesse caso eu aconselho pesquisar no Titio Google e ler a respeito. Depois volte aqui, leia o blog e marque uma partida com os amigos! Sério, é como viver uma época que você nunca pôde, é como imergir numa fantástico universo antigo, interpretando um nobre aventureiro que explora terras distantes… Jogar RPG é viver uma aventura.

Por hoje é só pessoal, com isso eu me despeço! É muito bom que tenha lido até aqui, se você gostou do nosso trabalho dê um like na nossa página no facebook (link logo abaixo), comente, compartilhe… Enfim, divulgue para aquele seu amigo nerd que curte esse tipo de coisa!

https://www.facebook.com/ourageofadventure?fref=ts

Cordialmente, Thomas Magno

 

Anúncios

Deixe um comentário :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s