Sobre RPG

 

Olá eu sou Thomas Magno, o mestre que lhe escreve este post!

Pois bem, hoje resumirei uma das maravilhas do mundo em poucas palavras.

Vgrimorioocê já leu um livro e sentiu vontade de fazer parte da história? Eu não diria que é impossível, há um jogo em que você e seus amigos criam um personagem e começam a interagir com uma história oralmente relatada. Ou seja, é como ser um personagem de um livro em que o final ainda está sendo escrito pelas sombras de seus atos, a cada ação o final pode tomar outro rumo.

Esse jogo é o RPG, a mais clássica diversão para a sociedade nerd. Todo o bom nerd já jogou pelo menos uma vez. Tal diversão consiste num jogo de interpretações, onde você interpreta um personagem. Você deve interagir com os elementos de uma história e trilhar seu caminho.

mestreNo jogo de interpretações há uma pessoa que se assemelha ao narrador de um livro, ele diz tudo o que acontece e como acontece, ele só é impedido de influenciar no livre arbítrio dos personagens. Essa pessoa é o mestre, também chamada de “Dungeon Master”. Ele diz tudo o que ocorre, se seu personagem está em algum lugar (suponhamos uma floresta), ele dará a descrição espacial e sonora, ele dirá a altura das árvores, o tipo de vegetação, se há algum fruto comestível, se há rios etc. As descrições do mestre serão a visão, audição, tato e paladar do personagem.

Já os personagens (controlados pelos jogadores) fazem toda a interação com o a história narrada. Mas eles têm algumas limitações e informações que precisam ser estabelecidas, por isso há uma ficha com essa função, a chamada ficha do personagem. Nela ficará escrito o nome, idade, sexo, profissão, aparência, raça (humano, elfo, orc, etc), classe (guerreiro, arqueiro, ladrão etc) e informações diversas, como:

  • Pontos de vida (quando chegam a zero, o personagem morre)
  • Pontos de Magia (caso o RPG tenha tema de fantasia, esses pontos serão utilizados por magos, feiticeiros e afins)
  • Atributos (Força, inteligência, resistência, vontade, agilidade etc)
  • Nível (Indica a experiência)
  • Mochila (onde fica guardado os itens e armas do personagem. Ter isso anotado faz com que o personagem se lembre de tudo que coletou em sua aventura)

ficha d&d

Há diversas informações na ficha, mas os citados já são o suficiente pra lhe dar uma noção de como é o jogo (o post ficaria muito grande se eu fosse explicar todos). O RPG possuirá estes dois tipos de pessoas, os narradores e os personagens. Geralmente há de 3 a 6 personagens e 1 mestre (narrador). Os jogadores criam seus personagens, montam suas fichas e o mestre começa a contar a história. Conforme a história vai se desenrolando, é provável que os personagens passem por testes ou desafios como: escalar um muro muito alto, tentar dar um mesa rpggolpe difícil, esquivar-se de algo etc. Para esses momentos é necessário recorrer aos valores aleatórios de dados! Há vários tipos de dados, desde aqueles com 4 lados àqueles que têm 20 ou mais. Se o personagem quer atingir um soco em alguém, por exemplo, seria necessário ver o atributo de agilidade (escrito na ficha) e depois, se ele acertar, deveria verificar-se sua força para poder calcular o dano provocado em sua vítima. Aliado aos dados da ficha, geralmente se joga dados para ver se ele conseguiu mesmo efetuar tal soco e depois para calcular a intensidade do dano.

Em diversas situações utilizam-se dados e as informações da ficha para dar continuidade a história, pois basicamente TODA ação pode falhar, mesmo o melhor arqueiro pode errar a flecha (por isso utiliza-se dados, que abrem possibilidade às falhas), mas é claro que as chances de errar são menores que as de um iniciante (por isso verifica-se o talento dos personagens na ficha). Resumindo, a combinação do que está escrito na ficha e os números dos dados
equivale à habilidade e as chances de errar, isso tudo dá um tom de realismo ao jogo de RPG e modera o poder dos personagens. Você deve está pensando que também há outro poder a ser moderado, o do Dungeon Master, correto? Pois é, como ele é um “narrador”, ele poderia simplesmente forçar a história e acabar matando os personagens, mas ninguém iria querer joga134208_mesa-de-rpgr com um cara desse. Esse tipo de mestre é chamado de “Meste Apelão” (pelo menos sempre ouvi essa expressão por onde eu moro, se você conhece outro nome deixe aí nos comentários :D), ninguém quer um cara desse então garanta que seu mestre tenha bom senso das coisas e não conte uma história ferrada só pra te matar. O papel do mestre é criar uma história bacana com uma trama interessante e botar o grupo de personagens para encarar a campanha criada, eles deverão passar por cavernas, castelos, florestas e enfrentar um vilão principal (se ele existir).

OBS: Geralmente RPG se joga com os amigos todos sentados ao redor de uma mesa, que estará cheia fichas de personagens, livros de regras, dados, papéis, borrachas e lápis.

Hoje em dia, há RPGs para computador como Skyrim, Oblivion, Diablo, Legend of Grimrock e outros. O ponto negativo é que eles estão limitados pela programação do jogo, já o clássico RPG de mesa é apenas limitado pela criatividade do mestre. Existem portanto infinitas aventuras possíveis para serem narradas.

Com essas combinações, o mestre narra historias fantásticas para seus jogadores, levando suas mentes a universos mágicos como a famosa Terra Média, as terras de Arton, Nárnia, Hyrule, Skyrim, Cyrodiil e outros. É uma forma de interpretar um personagem que seja a semelhança daquilo que você sempre quis ser.aventureiros

Você deve estar pensando “Mas então RPG sempre fala de uma história Medieval e Fantástica?”… Pois é, na verdade não, existem vários temas para contar uma história. O lance é que classicamente o RPG segue essa temática com magos, guerreiros, sacerdotes e afins… Mas existem  alguns outros temas como: apocalipse zumbi, super sentai, cyberpunk,  vampiros,  e vários outros.

Para facilitar a vida do mestre e dos jogadores, há o que nós chamamos de sistemas, cada sistemas trará algumas regras e um tema próprio.

Com isso eu me despeço, queridos leitos. Se você ainda não jogou RPG, o que está esperando? vá logo chamar seu amigo nerd e divirta-se!!! Aventuras, monstros e terras distantes esperam seu bravo personagem :D!

Cordialmente, Thomas Magno

 

Anúncios

Deixe um comentário :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s