Legend of Grimrock

Olá, eu sou Thomas Magno, o Dungeon Master que lhe escreve este post! Hoje falarei sobre Legend of Grimrock,  um jogo estilo dungeon crawl, que me surpreendeu muito! Ele está disponível para Mac, Linux e Microsoft Windows.

wallpaper_1_LoG

Este jogo 3D em primeira pessoa é, sem dúvida, a ressurreição do estilo dungeon crawl, aplicada a gráficos excelentes e uma jogabilidade desafiadora. A começar pela história… no jogo você faz parte de um grupo de prisioneiros que está sendo levado a uma montanha através de um dirigível. Lá, você é jogado numa dungeon (melhor traduzida como “masmorra”) para pagar por seus LoG grupocrimes de outrora. Só que não é uma dungon qualquer, ela fica no Monte Grimrock, que é enormemente alto. Segundo a história, muitos foram sentenciados ao mesmo destino, mas nenhum deles conseguiu escapar de lá vivo. Os guardas te guiam ao local, te jogam num abismo localizado no topo da montanha, tal passagem lhe leva a masmorra na qual você apodreceria… Então os guardas deixam o local.

Começando o jogo, você controlará um grupo de quatro prisioneiros que tentarão descender da montanha até sua base e então, obter liberdade.

Antes da introdução do game, você tem a possibilidade de criar e editar os quatro prisioneiros que você controlará até o fim do jogo. Existem basicamente três classes, que são: lutador, mago e ladrão. Já as raças foram o que mais me intrigaram pela falta de elfos, anões e muitos outros. É possível jogar com apenas: Humano, minotauro, insectoide, e lizardman (é como se fosse um réptil humanoide). Particularmente, eu desaprovei a variedade e qualidade de raças disponíveis para jogar, pois convenhamos que é meio bizarro jogar com insetos ou répteis humanoides.

LoG soldados esqueletos

Após o início do jogo, você notará a qualidade gráfica, o jogo conta com ótimas texturas e efeitos de luz e sombra! Além dos aspectos gráficos, os efeitos sonoros não são pra menos, combinam muito com o ambiente, mas não impressionam tanto quanto os gráficos.

O fator gameplay, na minha opinião, é o ponto forte do jogo. Ele é extremamente rico em desafios que te fazem quebrar a cabeça por horas, conta com muitos enigmas nas runas inscritas em paredes e até mesmo fenômenos místicos. Tais fenômenos organizam-se em sequência LoG 1para lhe levar a um outro puzzle. Muito tempo você gastará nesse jogo, pois ele não é o tipo que tem combate fácil e puzzles difíceis, tudo nele é difícil! Muito mais difícil do que o Trine, que recebeu uma review nossa. Logo no início, o jogo revela que até a menor rocha da parede a sua frente pode ser pressionada como um botão e abrir um caminho secreto para sua fuga. E isso não é nada quando você se depara com as fases mais a frente. Por isso é necessário ser atencioso e perceber os menores detalhes. De qualquer forma, fique preparado para descer porrada nos inimigos, decifrar enigmas, puzzles e achar caminhos escondidos!

monster
O jogo conta com vários itens que podem ser encontrados pela masmorra, desde amaduras e espadas até cajados e ervas com propriedades mágicas, tais ervas podem ser utilizadas por um mago para produzir poções, se você tiver um frasco para guardar o composto. Os personagens contam com um sistema de atributos, que podem ser melhorados a medida que se avança de nível. Os atributos também podem ser modificados pelos efeitos dos itens equipados.

scroll- mageO jogo também permite a conjuração de magias pelo mago(a) do grupo. A conjuração é orientada pela sequência de runas mágicas, podendo ter efeitos como: bolas de fogo, nuvem de veneno, congelamento, e vários outros. A utilização de habilidades mágicas custara pontos de mana de quem conjurá-las

O estilo de movimentação é extremamente clássico e old school, o grupo se movimenta em grid. Esse sistema de movimento lembra muito uma peça em um tabuleiro, se você pessionar o botão de andar, o grupo avança um quadrado, se você apertar um vez o botão de voltar, o grupo retrocede um quadrado e assim por diante. Em minha opinião, isso foi um aspecto positivo pois o deixou ainda mais fiel aos antigos jogos de dungeon crawl.

Legend-of-Grimrock spiders

Uma outra coisa que me decepcionou no jogo foi a animação de alguns itens caindo que ficou ridiculamente mal feita, se você atirar uma faca na parede, você perceberá que ela colidirá e cairá de forma nada natural. A animação de queda ao chão é nada sutil e muito abrupta.

Ah, quase me esqueci de uma coisa que me orgulhou nesse jogo. Logo no início, quando você clica em “New Game”, ele te dá a opção de escolher o modo old school. Tal modo não disponibiliza mapa, perfeito para aqueles que curtem pegar um lápis, papel, borracha e bancar o cartógrafo. Essa opção dificulta muito o jogo.

Este foi o review de Legend of Grimrock. Espero que tenham gostado, caso tenham, deixe o seu comentário, compartilhe e curta nossa page no facebook (https://www.facebook.com/ourageofadventure), pois assim vocês ajudam muito na divulgação e fazem valer o esforço para publicar :).

Cordialmente, Thomas Magno.

 

 

 

Anúncios

2 comentários em “Legend of Grimrock”

  1. Ótimo texto! O Legend of Grimrock é realmente um ótimo jogo, e você deveria agradecer a quem lhe apresentou.

    Vale ressaltar que este é um jogo indie (isto é, sem uma grande produtora ou empresa por trás). O estúdio criador (Almos Human) é composto de apenas 4 pessoas e o jogo todo foi bancado por eles. Ah, e eles já estão trabalhando em uma sequência… Para quem se interessar no projeto, sugiro que acompanhe o site deles: http://www.grimrock.net/

    Inclusive (para os criativos) o jogo está sendo vendido a $14.99 (Dólares) e inclui um editor de masmorra para você construir sua própria dungeon!

    PS: Um erro de digitação: “se você tiver um frasco para gradar o composto”

    1. Haha, valeu Magnun. Sempre enriquecendo o nosso blog e corrigindo as falhas, né? :D. É muito bom receber seus comentários aqui! E sobre o agradecimento a quem me apresentou o jogo… Foi meu grande irmão, dono do Mind Bending (http://mindbending.org/pt).
      Acabei de corrigir o erro.

Deixe um comentário :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s