Conflitos entre jogadores

Olá aqui é Thomas Magno, o mestre que lhe escreve este post! Hoje o assunto é sobre sobre Role Playing Game e uma interessante dica para os mestres :D.

Pois bem, é muito bom mestrar um jogo de RPG e ver o grupo se ajudar enquanto avança na campanha, mas também há uma outra coisa bem divertida que o mestre pode fazer com o grupo… Por acaso você já incentivou um jogador a trair o grupo por alguma causa? É disso que falarei hoje!

1

Criar um objetivo final que encerra a campanha como encontrar um tesouro, resgatar alguém, trazer paz a uma cidade e afins é algo comum. Mas no meio dessa campanha, às vezes, é bem divertido tentar algum jogador com algo que possa levá-lo a agir por conta própria e ficar contra o resto do grupo. Assim, faz-se de um jogador um vilão e faz com que os jogadores se envolvam em sangrentas batalhas entre eles mesmos. Essa separação do jogador traidor promove uma fragmentação do grupo e da história. Isso é bem legal pois o clima na mesa de RPG começa a ficar pesado e a morte de alguns dos jogadores começa a ficar cada vez mais provável (seja o corrupto ou o resto do grupo)… Não gosto de matá-los, tudo bem… mas neste caso vê-los preocupados e interessados pela própria sobrevivência é bem divertido (sem falar que evita que os jogadores fiquem vacilando). Aqui estão alguns modos de aplicar isso numa história:

  • Oferecer para o paladino do grupo a chance de “ir para o lado nergro da força”, e se tornar um cavaleiro negro ou alguma variante do mesmo. Tenho leve preferência a fazer isso com paladinos, pois geralmente se espera lealdade deles, mas pode ser feito com qualquer classe e raça (dependendo do sistema e das regras da casa). Outra parte boa de corromper um paladino é que lembra a história do Arthas em Warcraft III (clássica).

guerreiro

  • Fazer algum jogador se tonar rei de uma cidade ou território inimigo, fazendo-o travar uma guerra com os outros do grupo. Essa opção é boa se todos os jogadores tiverem origem numa mesma cidade, assim eles provavelmente a defenderão do taidor até o último suspiro.

guerra1

  • thief2Convencer o ladrão do grupo a roubar o tesouro e fugir com ele, quanto todos acharem que vão acabar a campanha. Daí você pode usar isso para estender as aventuras do grupo um pouco mais, pois todos vão querer ir em busca da cabeça do ladrão. Para convencer o ladrão a trair o grupo, além das riquezas, tente deixá-lo mais poderoso com algum artefato mágico e dê a ele a aliança de um NPC, tornando mais justa uma futura batalha com o resto do grupo.

Aconselho que a traição do jogador ocorra mais pro final da campanha, quando todos estejam precisando se unir ou na após dois terços da história. Com a fragmentação do grupo tome cuidado, é difícil narrar duas histórias (ainda mais quando um não pode saber o paradeiro do outro), por isso é bom fragmentá-lo somente no final (se não vai ficar complicado de narrar).  Faça a narração alternadamente sem informar exatamente onde o personagem traidor está. Descreva os lugares mas não cite nomes e, se for necessário dizer algo que os outros não podem saber, diga em particular somente para o jogador que precisa ouvir (para evitar que os outros ouçam, é bom aumentar um pouco o volume da música e falar baixo, no ouvido na pessoa).

Seja a vitória do grupo ou do jogador corrupto, o importante é que todos se divirtam na sessão de RPG. Então é bom envolvê-los emocionalmente no combate e promover uma sensação de parceria entre os integrantes do resto do grupo e um sentimento de vingança associada ao traidor.

OBS: Um segundo caminho interessante seria promover uma segunda traição dentro do grupo, onde um outro jogador os deixaria e se aliaria ao corrupto… Nesse caso a coisa fica mais tensa ainda, seria bom fazê-lo numa guerra.

Bem, este foi mais um post sobre RPG, espero que tenha gostado e que tenha te ajudado. Se curtiu comente aí embaixo o que achou e as suas ideias, ficarei feliz de lê-las. Não se esqueça de curtir a nossa página no facebook e até a próxima!
https://www.facebook.com/ourageofadventure

Thomas Magno

Anúncios

Deixe um comentário :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s